Qual o número de fios implantados com a técnica FUE?
É muito comum que o paciente interessado em realizar um transplante capilar tenha dúvidas sobre a quantidade ideal de folículos transplantados, ou a quantidade de fios que irão ser utilizados no seu procedimento. E qual a resposta para essa pergunta? Depende! Entenda abaixo o porquê.
O Transplante Capilar consiste na extração de folículos capilares da região posterior do couro cabeludo e implantação destes folículos na região calva. Com a técnica FUE, a mais moderna e mais utilizada na atualidade, esses folículos são extraídos e implantados um a um, sem a necessidade de cortes no couro cabeludo e sem cicatrizes visíveis. O procedimento permite um resultado natural e os fios terão o seu crescimento normal.
Folículos capilares são pequenas estruturas em formato de bolsas que localizam-se na camada mais profunda da pele, abrigando as raízes capilares. Os folículos fazem parte da estrutura básica do fio e são responsáveis por determinar suas características. Uma unidade folicular pode conter de 1 a 4 fios, a depender da genética de cada indivíduo.
A quantidade de folículos transplantados em um procedimento depende de duas condições principais: a necessidade da área calva (ou da barba) e a capacidade da área doadora. A área doadora é a região da qual são extraídos os folículos capilares necessários para implantação na região afetada pela calvície. Geralmente, corresponde à porção lateral e posterior do couro cabeludo, além da região inferior da barba e até mesmo do tórax, em alguns casos.
Quanto maior a extensão da calvície e quanto mais avançada estiver, maior será a área com necessidade de preenchimento. No entanto, quanto menor e mais estreita a área doadora, mais difícil será de gerar essa grande quantidade de folículos necessária para cobrir toda a área calva.
A área doadora tem duas condições principais:
- Extensão: quanto mais folículos por centímetro quadrado em maior extensão, maior a capacidade da área doadora;
- Espessura e cor dos fios: quanto mais espesso e mais escuro o fio, mais efeito irá fazer na área receptora. Quanto mais claro e mais fino for o fio, mais difícil será para gerar volume na área calva.
Em alguns casos, quando a área doadora capilar não é suficiente, faz-se necessário o uso folículos de outras áreas. A região inferior da barba e do tórax, por exemplo, podem ser utilizadas para aumentar a quantidade de folículos a serem implantados e gerar um resultado mais denso.
Além disso, é importante lembrar que a área doadora tem um limite de fios a serem extraídos! Uma vez feita a extração, o folículo capilar não nasce novamente naquele local, por isso não se deve ultrapassar o limite de retirada de 35% desses folículos. Caso contrário, a área doadora ficará defasada e até mesmo com buracos na região posterior do cabelo.
Portanto, é necessário encontrar o equilíbrio entre a necessidade do paciente e a capacidade da sua área doadora. É na consulta médica pré-operatória que todos esses aspectos serão esclarecidos e o projeto para o transplante capilar será definido em acordo com o profissional e o paciente.Se a calvície te incomoda e você deseja resolver esse problema, conte conosco! Nós, da Clínica Claiton Pires, estamos à disposição para te atender e te apresentar o melhor que a ciência e a tecnologia têm a nos oferecer para a restauração capilar.