Dr. Claiton Pires

Como são os primeiros meses após o transplante capilar?

O Transplante é um método de recomposição capilar que consiste na extração de folículos capilares da região posterior do couro cabeludo e implantação destes folículos na região afetada pela calvície. Com a técnica FUE, a mais moderna e mais utilizada na atualidade, esses folículos são extraídos e implantados um a um, sem a necessidade de cortes no couro cabeludo.

O primeiro passo para realizar um procedimento como esse é passar por uma consulta médica. O profissional poderá avaliar as necessidades do paciente, chegar ao diagnóstico adequado e indicar a melhor conduta para o tratamento. Após a consulta, o paciente iniciará o tratamento pré-operatório com o uso das medicações, vitaminas ou shampoos prescritos pelo médico. Esse tratamento tem o objetivo de estabilizar a calvície e preparar o couro cabeludo para o transplante capilar.

No dia do procedimento cirúrgico, o paciente recebe anestesia local e sedação leve para dormir durante a cirurgia. Ao finalizar, ele recebe alta e pode voltar para casa no mesmo dia. No dia seguinte, o paciente retorna à nossa clínica para realizar a primeira lavagem da cabeça e receber todas as orientações do pós-operatório.

Os principais cuidados necessários nos primeiros dias são com relação à exposição solar intensa, impactos ou traumas na cabeça e poeira. Por ser um procedimento minimamente invasivo, o paciente não fica impedido de realizar as suas atividades do dia a dia, contanto que obedeça aos cuidados orientados pela equipe médica.

A partir do 4º dia, começarão a surgir casquinhas em toda a cabeça, que deverão estar totalmente soltas após 15 dias. Esse processo é normal e faz parte da cicatrização do couro cabeludo. Os folículos transplantados produzirão fios já nos primeiros dias, mas esses fios irão cair durante os 2 primeiros meses, é normal! Os fios voltarão a nascer a partir do 3º ou 4º mês, com resultado definitivo em 12 a 18 meses após o procedimento.

A liberação para determinadas atividades pode variar de acordo com a conduta adotada por cada médico. Em nossa clínica, orientamos que a partir do 5º dia o paciente já pode utilizar um boné folgado, caminhar, correr e fazer musculação. Já a prática de futebol, futevôlei, jiu-jitsu, mergulho em mar ou piscina e uso de capacete são liberados a partir dos 45 dias. A exposição solar direta, no entanto, só é permitida 90 dias após a realização do transplante capilar.

É importante lembrar que o transplante capilar não cura a calvície! Ele fará a recomposição da cobertura capilar na área calva, mas o tratamento para controle da queda deve ser mantido durante toda a vida. Portanto, o paciente deve seguir a prescrição médica e usar as medicações no pós-operatório conforme orientação, para que os fios não caiam e você tenha um resultado de excelência.