Como funciona a consulta médica para o transplante capilar?
O transplante capilar é um ato cirúrgico, portanto, requer o acompanhamento de um médico especialista na área durante o pré e pós-operatório. Quando um paciente decide realizar o transplante, o primeiro passo deve ser passar por uma consulta médica. A realização de um procedimento cirúrgico antes de realizar uma consulta, sem o médico conhecer o paciente e o paciente conhecer o médico, pode gerar sérios riscos durante e após a cirurgia.
Apesar de ser um procedimento minimamente invasivo, o transplante capilar requer a administração de anestesia, uso de medicações, monitoramento durante a cirurgia, entre outras necessidades que dependem das condições de cada paciente. O médico especialista precisa estar ciente do estado de saúde do paciente, das possíveis doenças crônicas, alergias e intolerâncias a substâncias, a fim de evitar qualquer intercorrência.
A realização de exames pré-operatórios, como os laboratoriais e cardiológicos, é imprescindível para um bom acompanhamento e a realização de um procedimento seguro. Além disso, não podemos esquecer do tratamento clínico em preparação para o transplante capilar, que deve ser realizado conforme prescrição, após avaliação pelo especialista. O uso das medicações corretas depende da orientação médica, que deve ser personalizada de acordo com a necessidade de cada indivíduo.
O bom êxito de um procedimento depende do primeiro passo ser realizado na consulta médica. É na consulta que o médico poderá ouvir as necessidades do paciente, entender a sua demanda e suas queixas. Explicará sobre a calvície, suas causas e possíveis tratamentos e irá tirar todas as dúvidas do paciente. Examinará o couro cabeludo do paciente com auxílio de tricoscópio capilar e chegará ao diagnóstico correto.
Com o diagnóstico do paciente, o especialista fará a prescrição para os exames necessários e indicará a melhor conduta para o tratamento. Explicará quais serão as medicações utilizadas e como devem ser administradas e definirá por quanto tempo será feito o tratamento pré-operatório. É também na consulta que o médico apresentará uma proposta para o projeto do seu transplante capilar, considerando a região doadora e as áreas em que os fios serão implantados.
Após este momento, o paciente poderá iniciar o tratamento e estará seguro para realizar o procedimento cirúrgico, com uma equipe especializada e pronta para realizar o seu sonho.
Se a calvície te incomoda e você deseja resolver esse problema, conte conosco! Nós, da Clínica Claiton Pires, estamos à disposição para te atender e te apresentar o melhor que a ciência e a tecnologia têm a nos oferecer para a restauração capilar.