Dr. Claiton Pires

Medicações injetáveis no couro cabeludo: conheça este promissor tratamento capilar!

A alopecia androgenética, popularmente conhecida como calvície, consiste em uma condição genética que determina a queda capilar progressiva em homens e mulheres. O uso de medicações que impedem o avanço da calvície deve ser mantido durante toda a vida, enquanto o paciente ainda desejar manter os seus fios. Mas a administração dessas medicações não se restringe apenas ao uso oral ou tópico, é possível também recebê-las de forma intradérmica, ou seja, dentro da pele – neste caso, a pele do couro cabeludo.

O indivíduo acometido pela calvície já nasce com alterações genéticas nas raízes da região superior do couro cabeludo. Essas alterações permitem que o hormônio DHT, a dihidrotestosterona, encaixe nas células das raízes capilares e as destrua ao longo do tempo, até o fim da vida. A função das medicações é impedir o avanço da calvície e evitar que as raízes ainda vivas sofram com a ação do DHT.

A ação das medicações aplicadas no couro cabeludo é local e direta nas raízes capilares, reduzindo consideravelmente a aparição de efeitos colaterais em outras áreas do corpo. As substâncias utilizadas irão variar de acordo com a necessidade de cada paciente, que deve passar por uma consulta médica e chegar ao melhor tratamento para o seu caso específico. Em nossa Clínica, após a consulta médica e prescrição para o tratamento, criamos um blend de substâncias personalizadas para cada caso.

Além das substâncias manipuladas, é muito importante observar a forma com que a aplicação é feita e o método utilizado. O uso de agulhas muito grandes, por exemplo, fará com que as medicações sejam aplicadas de maneira muito profunda e ultrapassem a pele. Agulhas muito pequenas, por outro lado, não irão alcançar a região correta para depositar as substâncias. A quantidade de medicação aplicada e a distância entre os pontos também influenciam na eficácia do tratamento e dependem da expertise do profissional responsável.

É importante ter atenção com as medicações e marcas utilizadas no serviço que você optar por realizar o tratamento. São oferecidas, hoje, muitas medicações que não têm função ou eficácia comprovada e, consequentemente, não promovem resultados. Equívocos na escolha das medicações, o uso de marcas de baixa qualidade e a aplicação com a técnica incorreta podem frustrar o paciente, pois os resultados esperados não serão alcançados. O problema, no entanto, não está no tratamento medicamentoso injetável, mas sim no método utilizado.

Quando realizado dentro dos padrões corretos, o tratamento capilar injetável apresenta um excelente resultado de nutrição do couro cabeludo, crescimento e fortalecimento dos fios e estabilização da calvície. Em nossa Clínica, o paciente receberá tudo o que precisa para manter o couro cabeludo e as raízes capilares sadias.

É importante lembrar que as medicações têm ação sobre as raízes capilares que ainda estão vivas, pois as que já morreram em decorrência da ação do DHT infelizmente não renascem. Nessas regiões, apenas o Transplante Capilar é capaz de recompor a área calva. Por isso, quanto antes iniciar o controle e estabilização da calvície, melhor, para que ela não continue em avanço.

Se a calvície te incomoda e você deseja resolver esse problema, conte conosco! Nós, da Clínica Claiton Pires, estamos à disposição para te atender e te apresentar o melhor que a ciência e a tecnologia têm a nos oferecer para a restauração capilar.