Dr. Claiton Pires

O Minoxidil combate a calvície?

Provavelmente você já ouviu falar no Minoxidil, um fármaco que promove a vasodilatação e melhora da circulação sanguínea. Ele é muito conhecido pela ação estimulante no crescimento dos fios de cabelo ou barba, mas você sabe qual o real papel desse medicamento no combate à calvície?

Sabemos que a calvície é uma condição que determina a queda capilar progressiva em homens e mulheres. Essa alteração genética está presente principalmente nas raízes capilares da porção superior do couro cabeludo, que compreende a linha frontal até a região da coroa. 

Os indivíduos acometidos pela calvície já nascem com determinados receptores nas células das raízes capilares. Esses receptores permitem o encaixe do hormônio DHT, a dihidrotestosterona, responsável por causar a morte dessas células e a lesão progressiva das raízes.

Ao contrário do que muitos pensam, o Minoxidil tem um papel secundário no tratamento contra a calvície. O papel principal é cumprido pelas medicações anti DHT (Finasterida ou Dutasterida), que irão impedir que a dihidrotestosterona encaixe nas células das raízes capilares e as destrua. O Minoxidil, por sua vez, tem duas funções básicas:

  • Melhorar o fluxo sanguíneo;
  • Estimular a raiz a produzir um fio mais firme, mais forte e mais grosso.

Sem o tratamento associado às medicações anti DHT, no entanto, não é efetivo manter o uso do Minoxidil para estimular uma raiz que está sendo atacada a todo tempo.

Diferentes concentrações do Minoxidil: 5%, 10%, 15%

Atualmente encontramos na internet propagandas sobre o Minoxidil em diferentes concentrações: 5%, 10%, 15%, “Minoxidil Turbinado”, entre outros. O mais comum de se encontrar nas farmácias é o de 5%, no entanto, tem se tornado cada vez mais comum a manipulação de Minoxidil a 10%, 15% e outras concentrações maiores. Você sabe qual o melhor deles?

A verdade é que a manipulação de altas concentrações do Minoxidil não tem qualquer respaldo científico. Ele pode provocar, aliás, mais efeitos colaterais e causar algum dano à saúde do paciente. Portanto, o mais indicado é o uso do Minoxidil 5% tópico ou comprimido por via oral, associado às medicações anti DHT, que irão combater a causa do problema.

É importante lembrar que as medicações só irão atuar nas raízes que ainda estão vivas. Onde as raízes já morreram, apenas o transplante capilar é capaz de recompor a cobertura capilar.Se a calvície te incomoda e você deseja resolver esse problema, conte conosco! Nós, da Clínica Claiton Pires, estamos à disposição para te atender e te apresentar o melhor que a ciência e a tecnologia têm a nos oferecer para a restauração capilar.